sábado, 6 de dezembro de 2014

A lenda da Rosa Cherokee




 Mais de 100 anos atraz, o povo Cherokee foi levado de suas montanhas, seu lar quando o homem branco descobriu o ouro nas montanhas da Carolina do Norte e Geórgia. Essa jornada é hoje lembrada como “O caminho das Lágrimas”. Era uma manhã de verão e muito quente, e a maior parte do tempo as pessoas tinham que caminhar guiados por soldados rudes que mais pareciam guiar animais do que pessoas. Eram maltratados, humilhados. Os homens ficavam tão frustrados com o tratamento dado a suas mulheres e filhos sem nada poderem fazer para protege-los. 





Os soldados, muito impacientes e duros ficavam irritados com cada pequena coisa que pudesse dar errado. Coisas tais como pessoas passando mal, caindo ao cansaço...de quando em quando homens eram mortos durante a viagem, pois se revoltavam com tudo isso e tentavam lutar. Muitas e muitas pessoas morreram com as dificuldades tamanhas do caminho. A maior parte da viagem era dura e triste e as mulheres lamentavam e sofriam por perderem seus lares e dignidade.



Os homens mais velhos sabiam que eles deveriam fazer algo para ajudarem suas mulheres a não perderem suas forças. Eles sabiam que as mulheres teriam que ser muito fortes para poderem ajudar as crianças a sobreviverem. Então, uma noite após terem acampado no caminho, os homens mais velhos se reuniram em preces ao “ grandioso” ( Deus ) para ajudar seu povo. Eles contaram a “Deus” que o povo estava sofrendo e temiam que os pequenos não sobrevivessem para reconstruirem a Nação Cherokee. “O Grandioso disse: “ Sim, Eu vejo a tristeza e sofrimento das mulheres e eu posso ajuda-las a manter suas forças para poderem cuidar dos pequenos, digam as mulheres de manhã para olharem para traz aonde suas lágrimas cairam no chão. 





Eu rapidamente farei crescer uma planta. Elas irão ver uma pequena planta verde a principio com o caule crescendo, então a cada gota de lágrima caído ao solo nascerá uma, e mais uma, e outra, e eu farei essa planta crescer tão rápido que pela tarde serão todas flores brancas, com cinco pétalas e no centro o dourado para lembrar o ouro que o homem branco tanto quiz e que em sua ganânOs homens mais velhos sabiam que eles deveriam fazer algo para ajudarem suas mulheres a não perderem suas forças. Eles sabiam que as mulheres teriam que ser muito fortes para poderem ajudar as crianças a sobreviverem. 




Então, uma noite após terem acampado no caminho, os homens mais velhos se reuniram em preces ao “ grandioso” ( Deus ) para ajudar seu povo. Eles contaram a “Deus” que o povo estava sofrendo e temiam que os pequenos não sobrevivessem para reconstruirem a Nação Cherokee. “O Grandioso disse: “ Sim, Eu vejo a tristeza e sofrimento das mulheres e eu posso ajuda-las a manter suas forças para poderem cuidar dos pequenos, digam as mulheres de manhã para olharem para traz aonde suas lágrimas cairam no chão.




 Eu rapidamente farei crescer uma planta. Elas irão ver uma pequena planta verde a principio com o caule crescendo, então a cada gota de lágrima caído ao solo nascerá uma, e mais uma, e outra, e eu farei essa planta crescer tão rápido que pela tarde serão todas flores brancas, com cinco pétalas e no centro o dourado para lembrar o ouro que o homem branco tanto quiz e que em sua ganância removeu o povo cherokee de sua terra natal.
cia removeu o povo cherokee de sua terra natal.

Tradução livre ( Sandra Prem )

Nenhum comentário:

Postar um comentário