quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nação Cherokee!!



Hoje quero começar contando para vocês  o quanto que aprendi a respeitar, admirar e amar a Nação Cherokee através dos meus amigos Tsalagi que ao longo do tempo estão sempre pacientemente me ajudando e respondendo todas as minhas infinitas questões e dúvidas, e acreditem, são muitas!!! Este post é dedicado a toda Nação cherokee e também aos meus amados e queridos amigos. 



 Falo isso aqui para que saibam que tudo o que decido postar aqui não vem simplesmente de pesquizas feitas pela internet, e este artigo em especial se realizou através de muita troca, muita conversa...por isso pessoal, as vezes posso demorar um pouco para postar...é porque estou proseando por ai ...

Como este é um espaço livre, de troca de informações, sintam-se a vontade para compartilhar qualquer informação comigo : sandra.padmaprem@gmail.com


A Nação Cherokee


Os Cherokees se chamam Ani-Yun’ wiya que significa Povo Principal, também no leste se chamam Tsalagi o que significa Cherokee em seu dialeto. Originalmente os Cherokees viveram na Geórgia, Alabama, Carolina do Sul e Norte, Tenessee, Kentucky e Virginia do Oeste.

Há algumas características particulares e importantes que diferem a Nação Cherokee de todas as outras Nações Nativas e creio que seja muito interessante poder aprender isso.Bem, os Cherokees vêem se misturando com a “sociedade branca” desde 1400’ , isso bem antes de outras nações, o que  fez com que  assimilassem outro estilo de vida em todos os sentidos e também os fez agricultores o que não é comum em outras nações neste mesmo período . Porém também eram hábeis caçadores , mas é importante perceber que essa mistura fez com que criassem uma nova característica  pois mantiveram suas tradições e credos ancestrais ao mesmo tempo assimilando uma nova cultura e modo de vida bem avançado em termos de organização para sua época.



Isso me faz entender o modo de pensar de meus amigos Tsalagi do Leste, sempre respeitando as diferenças e nunca emitindo uma opinião racista...sempre penso que para se entender o comportamento dos moderno povo nativo é necessário conhecer sua historia.... No passado mais distante os Cherokees tinham uma sociedade matriarcal, significando que os clãns vinham das mulheres, das mães.



A maioria das tribos do Leste eram guiadas pelas regras das mulheres e os homens cuidavam do bem estar da família. Casamentos eram baseados na monogamia, também diferente de outras nações porém eventualmente poderia ser possível para o homem ter mais de uma esposa mas isso somente nos tempos mais remotos. Sim, o homem Cherokee precisava consultar sua esposa para tomar suas decisões. Isso explica o cuidado do homem cherokee tradicional para com as mulheres de sua família.

Hoje há tanto Cherokees do Leste e Oeste e três tribos/reservas oficiais. A Nação Cherokee em Oklahoma, United Keetoowah Band também em Oklahoma e a Nação Cherokee do Leste situada na Carolina do Norte, e há também várias comunidades pelo sul porém cada uma pertencente de uma das três tribos/reservas oficiais.


A tribo do leste de Carolina do Norte manteve os costumes e tradições antigas e falam Tsalagi ( o idioma cherokee ) -  no oeste falam no dialeto overhill mas também utilizam o dialeto mais antigo chamado kituhna e Giduwa durante cerimônias e rituais sagrados.
É importante entender que os cherokees do leste mantiveram suas tradições ancestrais, pois ali viviam inicialmente e durante a remoção para o oeste ( “território Indígena” designado pelo governo americano ) alguns conseguiram escapar e se esconderam nas montanhas e esses sobreviventes são os que conseguiram refazer o que hoje é a Reserva da Carolina do norte e seus descendentes puderam ter contato com suas raízes, suas tradições enquanto todo o povo que foi levado a força para o Oeste por uma questão de adaptação foram se misturando com as tribos locais que para ali também foram removidas.Hoje há sim, uma tênue divisão entre Leste e Oeste e isto é visto através de “comportamento e modo de pensar”...



Os sete clans

Há também dentro da sociedade Cherokee 7 clans, ainda hoje pelo menos quanto ao Leste ainda é respeitado esta tradição. Pois saber o clan de um cherokee é importante por muitas razões: Historicamente e ainda hoje entre cherokees tradicionalistas é proibido se casar com alguém do mesmo clan pois os membros são considerados irmãos e irmãs . Também quando se procura orientação espiritual ou tratamento é necessario o nome do clan. O lugar em cerimônias e na Stomp Dance também é feito por clan.


O caminho das lágrimas ( Trail of Tears )

Por TODO os Estados Unidos, todas as nações Indigenas sofreram o horror das remoções forçadas de suas terras e isso não foi diferente para os cherokees.
Importante ressaltar que na época de remoção os cherokees já possuíam uma forma de governo organizada e representantes como o Major Ross que asseguravam junto ao governo americano, o domínio das suas terras através de tratados e acordos que foram obviamente quebrados posteriormente pelo governo.  



Pelo início de 1800’ os cherokees originais iniciaram uma forçada migração para o Oeste. Mesmo grupos que já haviam voluntariamente se mudado para as terras doadas na região do Arkansa aonde estabeleceram um organização e um pacifico estilo de vida, comum álias entre os cherokees pois sempre foram um povo pacifico,  mais tarde entretando também foram forçados a migrar para o “território Indígena”. A remoção aconteceu por causa do ouro encontrado ao norte da Geórgia , a febre do ouro fez o governo dos Estados Unidos  ( Presidente Andrew Jackson ) decidir que era tempo para os cherokees serem removidos deixando para traz suas terras e lares. Simples assim, muito simples!!



Sob ordens do então Presidente Jackson o exercito americano iniciou um ato de remoção forçada. Os cherokees foram então amontoados em barcos para viajarem o Tenessee, Ohio, Mississippi e o Rio Arkansas para chegarem ao “Território Indígena” . Muitos ficaram em campos de aprisionamento aguardando seus destinos.



Uma estimativa de 4.000 ( número do governo, porém historiadores Cherokees mostram que este número é na verdade 10.000 ) morreram de fome, exposição ao mal tempo e doenças. Esta viagem se tornou na memória histórica de todas as nações indígenas norte americanas como “ o caminho aonde eles choraram” ou “o caminho das lagrimas”.


           assistam ao fantástico video sobre o "caminho das Lágrimas" feito por Avalon



Stomp Dance – Tradição Cherokee


A Stomp Dance é uma dança muito antiga e tradicional para o povo Cherokee. Embora não seja apenas a Nação Cherokee que a realiza mas outras nações do sul também. Há Stomp Dances publicas que são mais celebrativas e há também outras de caráter mais religioso e são feitas de forma reservada não sendo abertas ao publico porém nem tanto secreta pois um não nativo pode participar desde que seja convidado.
As danças celebrativas são diferentes daquelas que são feitas de forma privada.




O contador de histórias ou o Protetor dos contos

De acordo com uma antiga lei tradicional, os contos e estórias eram somente contadas entre os cherokees ou outro indígena de outra nação. Mesmo sendo um cherokee ou outro tipo de indígena, eles teriam que ser convidados pelo protetor dos mitos ou contador de estórias para ouvir-las. Primeiro os ouvintes teriam que ir até um homem da medicina para serem preparados. O homen da medicina fazia então uma cerimônia de cura riscando seus braços do ombro ao cotovelo e do cotovelo ao pulso com uma espécie de pente, normalmente feito de dentes de cobras realizando assim uma espécie de cura.


Finalmente eles estavam prontos para ouvir as estórias numa pequena choupana . As estórias transcorriam por toda a noite até o amanhecer, até o avô sol aparecer no leste. Então, eles iriam se banhar. Cada pessoa deveria mergulhar sete vezes na água enquanto o homem da medicina recitava preces.



As estórias eram passadas de geração a geração. Dizem que um verdadeiro guardador do mito pode se tornar o seu próprio toten. Também dizem que os mesmos devem ser atores, mímico, cantores, dançarinos, há muito para se tornar um guardador do mito.
Há dois grupos de estórias contadas pelos Cherokees. Primeiro há as estórias sagradas. Essas estórias são mais serias e contam sobre a arte de curar, encantamentos, canções e coisas mais sagradas. Os Cherokees também são excelente herbalistas e utilizam-se das ervas em seus inúmeros rituais que não são passados para pessoas de fora, não nativos. O segundo tipo de estória são sobre animais, contam os porque da aparência e ações de certos animais. Nas estórias os animais são muito maiores o que realmente são agora e eles podiam falar. É ensinado aos cherokees que no inicio o homen tinha a habilidade de falar com os animais. Nós falávamos a mesma língua. Mas, o homem abusou de seu previlegio falando demais e se tornando ganancioso. Por isso   perdemos essa especial habilidade...isso me faz lembrar que talvez Nárnia não seja apenas um conto fantástico.....



A lenda da Rosa Cherokee

Mais de 100 anos atraz, o povo Cherokee foi levado de suas montanhas, seu lar quando o homem branco descobriu o ouro nas montanhas da Carolina do Norte e Geórgia. Essa jornada é hoje lembrada como “O caminho das Lágrimas”. Era uma manhã de verão e muito quente, e a maior parte do tempo as pessoas tinham que caminhar guiados por soldados rudes que mais pareciam guiar animais do que pessoas. Eram maltratados, humilhados. Os homens ficavam tão frustrados com o tratamento dado a suas mulheres e filhos sem nada poderem fazer para protege-los. Os soldados, muito impacientes e duros ficavam irritados com cada pequena coisa que pudesse dar errado. Coisas tais como pessoas passando mal, caindo ao cansaço...de quando em quando homens eram mortos durante a viagem, pois se revoltavam com tudo isso e tentavam lutar. Muitas e muitas pessoas morreram com as dificuldades tamanhas do caminho. A maior parte da viagem era dura e triste e as mulheres lamentavam e sofriam por perderem seus lares e dignidade.


Os homens mais velhos sabiam que eles deveriam fazer algo para ajudarem suas mulheres a não perderem suas forças. Eles sabiam que as mulheres teriam que ser muito fortes para poderem ajudar as crianças a sobreviverem. Então, uma noite após terem acampado no caminho, os homens mais velhos se reuniram em preces ao “ grandioso” ( Deus ) para ajudar seu povo. Eles contaram a “Deus” que o povo estava sofrendo e temiam que os pequenos não sobrevivessem para reconstruirem a Nação Cherokee. “O Grandioso disse: “ Sim, Eu vejo a tristeza e sofrimento das mulheres e eu posso ajuda-las a manter suas forças para poderem cuidar dos pequenos, digam as mulheres de manhã para olharem para traz aonde suas lágrimas cairam no chão. Eu rapidamente farei crescer uma planta. Elas irão ver uma pequena planta verde a principio com o caule crescendo, então a cada gota de lágrima caído ao solo nascerá uma, e mais uma, e outra, e  eu farei essa planta crescer tão rápido que pela tarde serão todas flores brancas, com cinco pétalas e no centro o dourado para lembrar o ouro que o homem branco tanto quiz e que em sua ganância removeu o povo cherokee de sua terra natal.


Deus ou  "O Grandioso” disse que as folhas verdes seriam sete, uma para cada clãn cherokee. E a linda flor começaria a se espalhar e tomaria de volta a terra perdida..e teria espinhos em cada caule para protege-la de qualquer coisa que tentasse remove-la.
Na manhã seguinte os homens mais velhos disseram as mulheres para olharem para traz e ver o sinal Divino. As mulheres viram a plantinha nascendo e crescendo cada vez mais rápido e se espalharem por todo o solo. Elas olharam as pétalas se abrirem, tão lindas que esqueceram de seu infortúnio e sofrimento e se sentiram também lindas e fortes. Pela tarde puderam avistar muitas flores por todos os lados. Começaram a pensar na força que lhes fora dada para criarem suas crianças como a “nova nação cherokee”." Elas souberam que a flor marcava todo o brutal caminho das lágrimas.
Bem, a Rosa cherokee é apenas uma das muitas lindas estórias cherokees e possuem diversas versões, mas uma coisa é certa, de fato essa rosa não existia na região antes do caminho das lagrimas...




8 comentários:

  1. Ola Sandra Prem
    Vim procurar por alguma coisa sobre os cherokee porque esta noite tive um sonho (posso chamar de lúcido) pois sei distinguir um sonho de uma vivencia. No meu sonho eu brigava e queria bater em muitos homens e homens grandes, de repente fui tirada do lugar que estava por uma mulher, esta parte fica meio nebulosa, mas era noite e tinham varias mulheres em um semicirculo com uma ao meu lado. Sei que fui recebida por um abraço, nao o abraço comum, mas ela, a mulher sentada me sentou em seu colo e me abraçou como se eu fosse uma criança. Ainda meio na nevoa do que estava acontecendo, de repente me vi vestida e aceita por todas aquelas mulheres e elas me falaram que eram cherokees. Que eu agora era uma delas. Me senti forte e antes de sair ela me deu o mesmo tipo de abraço e vi que estava vestida como elas. Abri os olhos e pensei fui iniciada por uma tribo de mulheres cherokee e fiquei feliz mas ao mesmo tempo sem entender...Lerei todo o seu blog que por sinal ate onde li amei. LUZ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo sonho! Muito significativo por sinal...E o mais interessante vc deve ter lido no meu artigo...Os Cherokees tem uma sociedade "matriarcal" !!! Escreva para mim no meu email se quizer e conversamos mais: sandra.padmaprem@gmail.com

      Muito obrigado por prestigiar meu blog, é algo que faço por puro amor que nutro por este povo que é meu também !!
      Aho!!!

      Excluir
  2. Olá, eu também procurei ler sobre os Cherokees pela mesma razão que a Caillean (que coincidencia) tive um sonho lúcido. Eu estava em minha casa e uma mulher cigana apareceu querendo entrar para comer, e eu a impedi, ela chamou então outras mulheres e eu não lhes dei comida e nem deixei que entrassem, então vieram os homens ciganos e ficaram na janela dizendo que queriam comida, mas eu não queria dar, eles tinham um olhar de auto confiança, como quem sabe que entrariam de qualquer jeito. Quando eu disse que chamaria a polícia, um dos ciganos bateu a cinza de seu cigarro na mão e a espalhou diante de minha janela como se marcasse um lugar e disse apontando para o horizonte "eles" vão mudar tudo por aqui e foram embora, quando olhei o horizonte vinham chegando homens vestidos de branco montados em cavalos, eram os cherokees, vieram à porta da minha casa e perguntaram: aqui tem remédio pra tudo? E eu perguntei: como assim remédio pra tudo? Eles responderam: Remedio para todos os males... tem? E eu disse respiração? ele disse que não. Eu disse: alimentação? Ele disse também não... e eu acordei. Achei interessante no seu blog o fato de que eles conheciam o uso das plantas, fiquei intrigada com o sonho. E estou procurando interpreta-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, que sonho intrigante mesmo !! Sim, os cherokee tem tradição herbalista, usam ervas para tudo !!

      Obrigada por prestigiar meu blog, espero poder sempre trazer algo interessante e que ajuda ao despertar das pessoas !

      Excluir
  3. Sandra, muito obrigado pela matéria. Quero saber mais sobre nossos irmãos "chrokees." Mas se eu te contar os permenores do que sofreram os nossos "Guaranys!...Os bandeirantes os buscavam, os preavam como animais, nas Missiones. De 50 a 60 mil que eram levados para São Paulo, para serem vendidos, chgavam cerca de 10 mim. Eles se refugiaram no Paraguai...e lá a língua guarani é oficial.l Quero me congratular, profundamente com os "Cherokees!" E mais uma vez agradecer-lhe pela bela e oportuna matéria.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Sou Xamânica e tenho uma origem espiritual indígena Norte Americana com os Cherokees. Por esse motivo preciso de uma informação: Estou procurando na Internet e não encontrei a tradução do nome "Pequena Águia" na linguagem Cherokee. Preciso urgente! Preciso da maneira que se escreve em Cherokee e da pronúncia em Português. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito! Abraços!... Mara (maraveterinaria@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Uai amei conhecer esse povo. Eu conheci um pouco sobre os chrokess em um filme é vi tbm uma citação em um livro , fiquei curiosa sobre. É quero saber rudo sobre esse povo

    ResponderExcluir