sábado, 10 de agosto de 2013

A Lenda da Mulher Novilho Branco ( Lakota/Sioux )



Num verão há muito tempo atrás, o Conselho dos Sete Fogo Sagrado do Povo Sioux juntos acampavam. O sol era muito forte e as pessoas estavam famintas, então dois jovens guerreiros foram caçar. No caminho os dois guerreiros encontraram uma linda mulher vestida de branco que flutuava em sua direçao. Um dos jovens teve desejo pela mulher e pensamentos impuros e tentou toca-la no que foi consumido por uma nuvem que o tornou em uma pilha de ossos. 



A mulher falou para o segundo joven e disse: Retorne ao seu povo e diga que eu estou chegando. A sagrada mulher chegando ao acampamento da tribo trazia um pacote embrulhado para o povo. Ela o desembrulhou dando ao povo o Cachimbo Sagrado ( chanumpa )e ensinou a usa-lo e a realizar suas preces. Com este cachimbo sagrado vocês irão caminhar o caminho da prece- ela disse . A mulher sagrada também falou ao povo Sioux sobre o valor do bufálo, da mulher e da criança. 

Vocês são filhos da Mãe Terra. E ela disse ás mulheres: O que vocês estão fazendo é tão grandioso quanto o que os guerreiros fazem e antes dela partir ela falou ao povo que ela retornaria. Enquanto ela caminhava ela virou quatro vezes e se transformou num novilho branco femea.

É dito que após aquele dia os Lakotas passaram a honrar o Cachimbo Sagrado ( chanumpa ) e os bufálos haviam em abundância.


Muitos acreditam que a mulher novilho branco simboliza a união da humanidade em um único coração, mente e espirito.

( tradução livre feito por mim, Sandra Prem do texto original de John Lame Deer - conto de 1967 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário