sábado, 10 de agosto de 2013

O Apanhador dos Sonhos ( Lenda Lakota )




Existem várias lendas em torno do Apanhador dos Sonhos, de tribos diferentes pois ele faz parte de toda a América Nativa É atribuido ao Apanhador dos Sonhos ser o guardião dos nossos sonhos protegendo a noite de sonhos ruins e mal espiritos .


Há Muito tempo atráz quando o mundo ainda era joven, um ancião Lakota lider espiritual estava no alto da montanha e teve uma visão. Na sua visão, Iktomi ( a grande trapaceira e professora da sabedoria apareceu em forma de Aranha ). Iktomi falou com ele em uma lingua que só os lideres espirituais poderiam entender.


Conforme Iktome  falava, levou ao ancião num circulo de salgueiro em forma de arco, que tinha penas , pelo de cavalo, miçangas e oferendas e começou a tecer uma teia. Iktomi falou ao ancião sobre os ciclos da vida e como nós começamos nossas vidas, passamos pela infância, a vida adulta e e finalmente nós ficamos mais velhos, anciãos e devemos ser cuidados como bebês novamente, completando o circulo. Mas, em cada periodo da vida há muitas forças, algumas boas e outras más. Se você ouvir as boas elas irão te conduzir na direção certa, mas se você ouvir as forças ruins elas irão te machucar e te guiará na direção errada.



 Há muitas forças indo para muitas direções que podem ajudar ou interferir com a harmonia da natureza e com o Grande Espirito e todo seu magnifico ensinamento. 


Enquanto Iktomi falava ela continuava a tecer, começando de fora em direção ao centro. Quando ela terminou de tecer ela entrgou o Apanhador dos Sonhos ao ancião Lakota e disse : " Veja, a teia é uma ciclo perfeito mas há um buraco no centro do circulo. Use a teia para te ajudar a alcançar seus objetivos e usar o ensinamento do seu povo, como visão , idéias e sonhos. Se você acreditar no Grande Espirito a teia irá captar  suas boas idéias e levará as ruins através do buraco no centro do apanhador de sonhos.




De acordo com a lenda os sonhos são mensagens de espiritos sagrados e o Apanhador de Sonhos abençoa os sono, com bons sonhos e proteção sagrada 



Nenhum comentário:

Postar um comentário