quarta-feira, 9 de março de 2011

Tokala Clifford ( Em Português )

Ator - Oglala Lakota / Sioux Nation

Tokala é um ator  descendente do clã de Crazy Horse, a O’uh’pe, de Oglala Lakota. Para  quem não sabe, reserva de Pine Ridge. E por ser de lá é que imagino a força de vontade de Tokala por ter nascido neste lugar e ter se tornado a pessoa que é.

Tokala já tem minha total admiração só por isso. Por coincidência, antes de fazer este post eu assisti pela milésima vez o filme Dreamkeeper, é tão inspirador… Tokala faz parte de uma das estórias contadas no filme. No papel de Red Deer, um aspirante a Medicine Man. Acho que Tokala mostrou um pouco da sua veia para comédia, mas assim, uma comédia tão encantadora que da pra assistir várias vezes sem nunca se cansar.


Como Red Deer em Dreamkeeper

Outro filme que eu assisti e gostei demais da sua atuação foi Rez Bomb, não tão encantador como Dreamkeeper mas muito necessário por mostrar a realidade da juventude em Pine Ridge. É triste ver o que acontece a uma cultura e tradição tão pura quando é forçada a perder suas raízes. Rez Bomb é forte, mas é real, muito real. Há outros filmes em que ele teve participação, porém bem menos expressiva, o que é uma pena.

Seu nome é Tokala Hehaka Sapa e por causa disso ele é geralmente citado como Tokala Black Elk ou Gerald Tokala Clifford. Como eu sempre procuro mostrar aqui, achei algumas informações muito importantes sobre ele. Tokala foi uma das pessoas mais jovens a representar seu povo no Senado Americano. Quando representou a tribo Oglala Sioux tinha apenas 13 anos. Acho que  isso o fez muito ciente de seu papél social, que podemos ver nele hoje em dia.

 

Ele tem sido grande ativista em esforços para ajudar a juventude de sua nação a resgatar sua cultura e idioma. Tokala também é grande defensor de um dos maiores simbolos de sua nação: os cavalos, e utiliza sua voz para ajudar na preversação dos Cavalos selvagens que estão em grande perigo neste momento nos Estados Unidos.

Em Rez Bomb

Para quem fala um pouquinho de inglês, leiam o artigo de Tokala Clifford em inglês, lá eu anexei um texto feito por ele, e um video também. 

 



Com certeza há muito mais o que se falar desse moço comum, saído de uma reserva de Dakota do sul, e diga-se a mais pobre e mais dificil reserva Lakota. Mas por enquanto é tudo o que eu consegui sobre ele, e sob sua autorização. Alias Tokala foi exatamente o que eu esperava ( sim, eu também tenho minhas expectativas de fã ), quando finalmente consegui pedir sua autorização para escrever sobre ele: “ É uma honra – disse ele .  



Segue a filmografia de Tokala Clifford.  

      
2010 Search for the World's Best Indian Taco (short) (completed)
Deedra's Brother

2008 Rez Bomb
Chilik

2007 Bury My Heart at Wounded Knee (TV movie)
Little Wolf

2007/I Imprint
Nathaniel Stonefeather (as Gerald Tokala Clifford)

2005 Into the West (TV mini-series)
Black Coyote
Ghost Dance (2005) … Black Coyote

2004 Reservation Warparties (short)
JR (as Gerald Tokala Clifford)

2003 DreamKeeper (TV movie)
Red Deer (as Gerald Tokala Clifford)

2002 Skins
Black Lodge Boy (as Gerald Tokala Clifford)

Hide  Show  Self (2 titles)
2010 American Indian Actors (documentary short)
Himself

2010 Wild Horses and Renegades (documentary)
Himself

Nenhum comentário:

Postar um comentário