sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

David Midthunder ( Em Portugues )


Ator | Palestrante
Nação Lakota




David é membro da Reserva Indigena Fort Peck . Ele é Hunkpapa Lakota, Hudeshabina Nakoda & Sissiton Dakota. É um excelente ator e participa de muitas produções e séries como Comanche Moon ( Famous shoes ) e Into the West ( White Crow ). Para conhecer melhor seu trabalho, estou listando no final da página sua filmografia. Preparem a pipoca e se divirtam !!


Entretanto, se você tiver a oportunidade de conversar com ele um pouquinho que seja, verá como ele é uma pessoa verdadeiramente amável, o que para seus fãs é algo maravilhoso ( e me incluo nessa..)


Como membro tribal ele é um “Sundancer” que foi criado dentro da tradição Lakota,  participa e comanda “Sweatlodges” ou mais conhecida como “Tenda do Suor” e também participa da Dança tradicional. Além disso ele é palestrante e instrutor da Cultura e dialeto Lakota para muitas produções. Ah! Sim, esqueci de mencionar que David é surfista e para ele surfar é uma cerimonia sagrada como lhe foi ensinado por seus amigos nativos do Hawai.


 
Eu não vou mencionar aqui o que é a Cerimonia Lakota Sundance por ser algo muito sagrado entre eles e até mesmo porque eu nunca presenciei e mesmo que tivesse feito jamais poderia postar aqui a respeito...mas vou copiar uma explicação do proprio David a respeito de ser um “sundancer” ou dançarino do sol...uma vez que ele gentilmente me deu a permissão para isso...( Por isso digo e repito o quão amável e acessivel ele é com todos, isso infelizmente não é o que acontece com todos as celebridades nativas )


“....A resposta para esta questão levaria dias para que eu pudesse explicar, mas vou tentar resumir . Isto significa que eu aderi aos valores e ensinamentos da Chanupa Wakan , eu não consumo bebida alcóolica, não fumo e não utilizo nenhum tipo de droga. Tento guiar minha vida tendo em mente que tudo o que faço afetará as proximas 7 gerações. Quanto a escolha de se tornar um “Sundancer” também é dificil de responder. Você nasce dentro de uma nação, uma tribo e o tempo de participar da cerimonia chega, mas eu não fui forçado. Uma pessoa pode levar uma vida inteira tentando entender a jornada espiritual e regiliosa das cerimonias tribais e ainda assim não seria suficiente... “ ( David Midthunder )


Segue a filmografia de David Midthunder:


2012 The Last Horseman (pre-production)
Ute Warrior

2011 The Hard Ride (pre-production)
Kiowa warrior

2011 Blood Brothers (post-production)
Indian Henchman

2010 Passion Play
Tarahumara (uncredited)

2010 O Livro de Eli
Alcatraz Soldier

2009 Doc West (TV movie)
Native Leader



2008 The Burrowers
Dull Knife

2008 Comanche Moon (TV mini-series)
Famous Shoes
Episode #1.3 (2008) … Famous Shoes
Episode #1.2 (2008) … Famous Shoes
Episode #1.1 (2008) … Famous Shoes

2007/V Intervention
Bartender/David


2005 Into the West (TV mini-series)
White Crow
Dreams and Schemes (2005) … White Crow

2004 Reservation Warparties (short)
Uncle

2004 Mar de Fogo
Black Coyote

2003/I Desaparecidas
Apache Scout

2003 DreamKeeper (TV movie)
Eagle Boy (voice)

2003 Last Stand (short)
Goes Alone's brother

2003 Florida City
Johnny Tiger

2003 Nate and the Colonel
Kills the Enemy

2002 Deadly Species (video)
Calusa Warrior

2001 The Homecoming of Jimmy Whitecloud
Jimmy Whitecloud

1997 Rough Riders (TV movie)
Indian Tom Isbell

1996 The Lazarus Man (TV series)
Ishatai
The Rescue (1996) … Ishatai (as David Paul Midthunder)

1995 East Meets West
Red Hair


1986 Dream West (TV mini-series)


2 comentários:

  1. acho ele um maximo, e a máteria escrita, muito boa, consegui tirar varias informações ,sobre david e michael spears

    ResponderExcluir
  2. Nossa como ele é lindo! que bom que os nativos americanos cada vez mais tem mais espaço na midia! amo essas rasgos fortes de seu rosto!
    obrigada pela informaçao agora sei un poco mais de ele.

    ResponderExcluir