domingo, 6 de fevereiro de 2011

Michael Spears ( Em Português )


by Antony Thosh Collins
Ator | Cantor | Palestrante | Modelo
Lakota Nation

Este era pra ter sido um dos meus primeiros artigos aqui mas tinha tanta coisa que eu gostaria de escrever sobre ele que acabei adiando até eu conseguir encontrar todas as informações que poderiam ser interessantes sobre Michael Spears para meus leitores. Espero que a espera tenha valido a pena pois este foi o artigo que mais gostei de escrever, verdadeira terapia, principalmente a parte de escolher as fotos...



Bem falar sobre a beleza dele é completamente desnecessário, fato! Mas pra mim ele tem algo muito além disso. Pessoalmente o que eu mais admiro nele além de ser um dos melhores atores do circuito nativo da atualidade é a forma como ele representa seu povo e sua cultura.

Coleção "Indigene" de Virgil Ortiz
Ele foi o primeiro ator do circuito “native” em quem botei os olhos, não tem como olhar e passar batido, sabe aquele tipo de coisa que tem magnetismo???...Impressionante como ele consegue passar isso até mesmo pela imagem dele. Quando li a legenda “Lakota Nation” então, ai já não sei mais explicar o que ocorreu....só sei que toda minha pesquisa nasceu deste fato. Eu gostaria muito de saber se Mr. Spears tem noção do poder e magnetismo que tem de levar as pessoas a isso..

Como "Dog Star" em Into the west
 Outra coisa muito especial sobre Michael são suas participações nos Pow Wows ( Festival tradicional nativo ), é um verdadeiro show a parte. Ele tem um grupo que participa de várias competições tradicionais e é campeão em várias categorias. Estou pra descobrir daonde vem toda aquela voz!! ( Uma vez achei um vídeo no youtube aonde ele dizia que era “ um presente do criador “

Com seu irmão Eddie Spears
Michael Spears é da Reserva Lakota Lower Brule em Dakota do Sul, e a menos que eu esteja muito enganada ( e não estou ) ele segue a tradição assim como boa parte de sua família. Também é um cantor de tirar o fôlego, é muito emocionante ouvi-lo.



Se você assistir Bury my heart at  Wounded knee poderá ouvi-lo na cena final e mais triste do filme ( preparem o lenço porque dá muita vontade de chorar ). Infelizmente não há muito material musical disponível embora em seu website digam que há um cd sendo preparado.

Michael Spears participando de um Pow wow
Ele já fez muitos trabalhos como modelo para o estilista também Nativo e muito requisitado,  Virgil Ortiz . ( outra brilhante personalidade entre eles, de quem já tive a honra de poder escrever aqui, confiram!! )



Não posso deixar de mencionar aqui o quão absolutamente fantástico ele esteve em sua participação na  série Into the West, posso dizer sem medo algum que é possível aprender sobre os valores Lakota a respeito de família, proteção e preservação através da sua atuação como “Dog Star”...Se você tiver a oportunidade de assistir a série ficará maravilhado com o que este rapaz comum saído de uma reserva indígena de Dakota do Sul pode fazer....Imagino que deva ter sido uma experiência sensacional para ele poder retratar sua propria história, a história da Nação Lakota.


Entretanto, ele começou sua carreira de ator bem cedo, estreiando no papel de Otter em Dança com Lobos ( lembram do núcleo infantil do filme???...pois é, ele estava la... ). Este trabalho o lançou no mundo cinematográfico até se tornar uma das personalidades “native” mais conhecida hoje em dia...

Coleção Indigene de Virgil Ortiz
Recentemente ele esteve filmando sem parar junto com seu irmão Eddie Spears, e deve ainda estar até onde eu sei. Todos os filmes para serem lançados no mercado muito em breve...( para felicidade de seus fãs - e minha também )

Coleção Indigene de Virgil Ortiz

Como não poderia deixar de ser, Michael também é um palestrante e costuma sempre ser convidado para falar sobre temas da sua cultura e sustentabilidade.


Ele também apresentou e foi o mentor do 2º HatcH Festival audiovisual anual em Bozeman, Montana, em outubro de 2005. HatcH é um festival de filmes e artes que tem a missão de criar um grupo de mentores para educação, inspiração e reconhecimento para a próxima geração de criativos inovadores.


Fazendo minhas pesquisas sobre Michael Spears eu pude encontrar uma entrevista aonde lendo pode-se ver claramente sua preocupação com seu papel na sociedade representando as Nações Nativas Americanas...Segue um trecho desta entrevista:


“...Eu utilizo minha condição de ator como veículo para promover não somente minha própria cultura mas para promover Energia natural ( Wind Energy ). Meu pai e eu trabalhamos muito próximo as tribos e trabalhamos com energia nativa ou natural tentando promover um combustivel não poluente. Utilizamos isso para promover todas as premieres de Into the West. Esta é uma das minhas mensagens, eu estou usando filmes e mídia como veículos para promover a conservação e alternativas de energia natural...” ( Michael Spears )


" Inspiração é saber que seu caminho tem um propósito"
Michael Spears


Filmografia de Michael

2014 The Red Man's View (pre-production)
Silver Eagle
 


2011 Yellow Rock (post-production)
Broken Wing



2009 Shadowheart (video)
Washakie

2007/I Imprint
Tom Greyhorse

2005 Into the West (TV mini-series)
Dog Star
Manifest Destiny (2005) … Dog Star

2002 Seeing: Homecoming
Cooley

2002 Skins
Teddy Yellow Lodge/Mr. Green Laces

1994 Lakota Woman: Siege at Wounded Knee (TV movie)
Stat Man

1993 Elo Partido (TV movie)
Young Lohaheo

1992 The Broken Cord (TV movie)
Adam, as a boy

1990 Dança com Lobos
Otter

Hide  Show  Music Department (1 title)
2007 Bury My Heart at Wounded Knee (TV movie) (musician: singer, massacre prayer song)

Assistam agora um video criado por White Wolf Native para as fãns de Michael Spears :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário